Você sabia que os dentes sofrem erosão?

Com o aumento da expectativa de vida das pessoas começaram a aparecer nos consultórios odontológicos muitos casos de pacientes que apresentavam severos desgastes nos dentes. Devido a esse  problema e também ao aumento do numero de pacientes que relatavam hipersensibilidade nos dentes, ocorreu um aumento nos estudos e pesquisas a respeito dos desgastes dentários.

Durante estes estudos observou-se que uma das causas do desgaste pode ser a erosão, que é o desgaste da estrutura dental devido a ação de substancias ácidas. Essas substancias ácidas podem ser de origem intrínseca ou de origem extrínsecas.

A erosão intrínseca é causada por ácido gástrico e regurgitação normalmente nos casos de refluxo ácido, anorexia e bulimia. Nestes casos o tratamento deve ser feito por um médico especializado na área.

A erosão extrínseca é causada quando líquidos e alimentos que deixam a boca muito ácida, assim ocorrendo o problema da erosão.  Quero orientar a respeito da erosão extrínseca, já que podemos evitá-la tomando alguns cuidados.

O principal cuidado que as pessoa podem fazer para evitar a erosão dentária é se preocuparem em neutralizar o ph da boca após as refeições, antes de escovar os dentes, pois já é comprovado que se realizamos a escovação antes de equilibrar o ph da boca, iremos causar desgastes nos dentes que ficarão evidentes ao longo dos anos e provocando em muitas vezes hipersensibilidade dentinária, que é a dor dos dentes com contato com coisas frias.

Como podemos evitar este problema neutralizando o ph da boca?

É muito simples, pode ser feito de duas formas, podemos esperar por meia hora após a alimentação para escovarmos os dentes, desta forma a saliva promovera o tamponamento do ph bucal. A outra forma é fazendo dois bochechos com água antes de escovar os dentes. Tanto uma forma como outra ajudará em muito a evitar a erosão dentária.

Qualquer dúvida ou comentário fique a vontade para fazer abaixo.